terça-feira, 27 de maio de 2014

28. Erik Vermelho - Os vikings na América (Berlendis, 2014)

Não é à toa que, recentemente, tem-se evitado a expressão "descoberta da América": em primeiro lugar, é claro, porque neste continente já havia milhões de habitantes indígenas. Mas há também uma segunda razão para isso. Muito antes de Cristóvão Colombo fazer seu famoso "achado", certos povos europeus... já conheciam a América há séculos!
A narrativa desses eventos chegou até nós não como um livro escrito pelo que hoje chamaríamos um historiador, mas em uma forma literária muito explorada nos países nórdicos durante a Idade Média, a saga islandesa. Helena Gomes partiu da leitura das mais importantes sagas sobre a colonização viking da América - a Saga de Erik Vermelho e a Saga dos Groenlandeses - para recriar sua própria versão dessa aventura. As ilustrações são de Julio Carvalho.

E-books da saga A caverna de cristais (Rocco Digital, 2014)

Primeira saga de Fantasia a ser publicada por uma autora nacional no Brasil e agora a primeira a ser publicada exclusivamente em formato e-book, A caverna de cristais está de volta pela editora Rocco. Os volumes 1, O arqueiro e a feiticeira, 2, A Aliança dos Povos, e 3, O despertar do dragão, já foram lançados. Há também três histórias, A herança da bruxa, O primeiro guerreiro e A adaga mágica, contos que fazem parte do universo da saga e são disponibilizados gratuitamente para os leitores.
Confira o book trailer da série.

Sinopse de A herança da bruxa:
Décadas antes do nascimento do arqueiro Thomas, a jovem e inexperiente bruxa Couchet luta para sobreviver em Britanya, um reino dominado pelo preconceito e pela ignorância. Com a ajuda do elfo Razeel, a última bruxa da Ilha Média terá de se tornar a mestra de um poderoso guerreiro, peça-chave na luta desesperada que os aguarda no futuro contra os temidos nergals.

Sinopse de O primeiro guerreiro:
Sequência de A herança da bruxa, este conto traz a história de Kirian, o primeiro dos guerreiros eloras que renascem no reino medieval de Britanya. Filho de Couchet, última bruxa da Ilha Média, e tendo como mentor o misterioso elfo Razeel, o rapaz terá seu primeiro e definitivo confronto com os temidos nergals.

Sinopse de A adaga mágica:
Sequência de O primeiro guerreiro. Após anos trancafiado no mundo dos elfos, Razeel ganha o melhor presente de aniversário da fada Lyriel: a liberdade, mesmo que temporária. Sua aventura, no entanto, ganha um novo rumo. Levado ao passado para salvar a vida de Drake, ele terá que enfrentar um ambicioso mago nergal.