quinta-feira, 5 de junho de 2014

29. Preta, parda e pintada (Berlendis, 2014)

Um dos livros selecionados pela FNLIJ para representar a literatura infantojuvenil brasileira no catálogo da Children's Book Fair 2015, em Bolonha, e também escolhido pelo programa Biblioteca Itaú Criança. Preta, parda e pintada reúne nove recontos inspirados na tradição oral dos índios bororo, um povo que hoje, em grande parte, habita o Mato Grosso. Helena Gomes recria lendas e mitos, apresentando um modo de vida integrado à natureza, que valoriza o fogo como recurso para a sobrevivência e que fala da importância de se ter coragem e de se usar a esperteza para combater a força — representada aqui pelo monstro sucuri e, principalmente, pela figura da onça, seja ela preta, parda ou pintada.
Onça essa que está presente na maioria das histórias, aparecendo como protagonista, vilã, figurante ou apenas como uma simples lembrança. Uma personagem que refletirá a visão muito especial dos bororo sobre o mundo. As ilustrações são de Luciano Tasso.

4 comentários:

Beta Maximiano disse...

Helena, eu meus alunos estamos encantados com seu livro(já estamos quase concluído a leituradele em sala). Tenho um blog de dicas e atividades pedagógicas, e aproveitei para indicá-lo aos professores. Dê uma passadinha lá.
http://sosprofessor-atividades.blogspot.com.br
Parabéns e muito sucesso!!!
betasobeta@gmail.com
Abraços, Beta

Helena Gomes disse...

Oi, Beta

Muito obrigada!!!
O blog é tudo de bom, com dicas ótimas!

Grande abraço

melina disse...

Gostaria de saber qual a faixa etária indicada? Qual o volume dos textos?
è indicado para crianças de 10 anos?
Grata
Melina

Helena Gomes disse...

Oi, Melina!

Sim, é indicado para esta faixa etária e os textos são curtos.

Abs,
Helena