segunda-feira, 16 de julho de 2018

Reis, moscas e um gole de astúcia - Contos de fadas para pensar sobre justiça (Biruta, 2018) - Prêmio FNLIJ 2019 - Produção 2018

Livro vencedor do Prêmio FNLIJ 2019 - Produção 2018 na categoria Reconto. Em 2021, foi selecionado pelo Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, na categoria Paz, justiça e instituições eficazes. Recebeu o Selo Altamente Recomendável e foi selecionado pelo Catálogo da FNLIJ para representar a Literatura Brasileira na Bologna Children's Book Fair 2019, na Itália.
Ser justo é ser correto? Quem pode dizer se determinado ato é justo ou injusto? E se uma decisão for justa para uma pessoa e injusta para outra?
Nos contos de fadas, a justiça marca presença. Às vezes, está concentrada nas mãos de reis e príncipes, que a exercem de acordo com os seus interesses. Em outros momentos, aparece nas atitudes de heróis e heroínas que, a cada passo, devem fazer as próprias escolhas.
Será que, em contos tão antigos e variados como os que estão neste livro, a justiça se parece com aquela que conhecemos hoje?
Terceiro e último livro da coleção Contos e Contadoras, reúne contos de fadas adaptados por Helena Gomes e Susana Ventura. A capa e as ilustrações são de Alexandre Camanho.

Nenhum comentário: