sexta-feira, 20 de agosto de 2010

17. Sangue de Lobo (DCL, 2010) - Finalista do Prêmio Jabuti 2011

Selecionado pelo PNBE 2011 e finalista do prêmio Jabuti 2011, este é o primeiro dos livros escritos pela parceria formada por Helena Gomes e pela premiada escritora Rosana Rios. O antigo original de um livro, contando uma história de mistério e morte, jaz esquecido num pequeno museu em um restaurante em Passa Quatro, no sul de Minas Gerais. Duas jovens, Ana e Cris, em viagem com a família de Ana, encontram-no e leem a história, assombradas, pois o enredo do livro reflete um jogo de que elas participaram com amigos em São Paulo, e se passa exatamente na cidade aonde vão passar as férias. Foi lá que ocorreram crimes em série, no início do século XX. E no mesmo local, cem anos depois, volta a acontecer uma sequência sinistra de mortes – envolvidas a intrigas, crueldade, e oito macabras bonecas de porcelana, que parecem corresponder às vítimas de um insano assassino serial. As histórias do presente e do passado se misturam a partir do lobisomem Hector, um rapaz inglês do passado que luta contra a maldição da Lua Cheia. Mais informações no blog.

20 comentários:

Rosi Caobianco disse...

Oi Helena...
Parabéns pelo livro Sangue de Lobo e pela seleção PNBE.
Sucesso!

Helena Gomes disse...

Muito obrigada, querida!!!
E obrigada também pelos outros recados. :-)

bjinhos

Helena Gomes disse...

Esta resenha me emocionou. Vou tomar a liberdade, sem falar com o autor, o Estel, e reproduzi-la aqui:

"Mistério. Morte. Romance. Fantasia. Um livro que desde Philip Pullman não me faz adentrar a madrugada em prol de uma boa leitura.
Uma narrativa muito bem construída por Helena Gomes e Rosana Rios, Sangue de Lobo tem um desenvolvimento fluido e conta com momentos de clímax magníficos, com seu quês de contemporaneidade em frases cinematográficas e com a linguagem especifica a seu público-alvo, mas sempre gerando uma expectativa crescente e descobertas cada vez mais intrigantes, capítulo a capítulo, sem deixar o ânimo do leitor esmorecer: ação atrás de ação, o enredo começa simples, literalmente por uma brincadeira, se desenrola em uma trama complexa com duas árvores de construção narrativa que vão se mesclando ao longo da obra, e resolvidas em finais surpreendentes.
Na estante, com todo o mérito, Sangue de Lobo pode ser colocado junto com O Senhor dos Anéis, Artemis Fowl e Fronteiras do Universo, estes como antecessores dessa maravilhosa construção literária! E que figure ao lado de Kaori: Perfume de Vampira, como uma das mais recentes obras de Literatura Fantástica brasileira e contemporânea com qualidade invejável!
Sangue de Lobo não deixa a desejar e nem perde em qualidade para nenhum desses autores. Assim como Tolkien, Colfer, Pullman e Moon, Gomes & Rios constroem uma ponte sólida entre os mitos de Outrora e os dias do “Presente” narrativo, e apresentam os valores da jornada interior dos personagens centrais, traz o sacrifício em prol da bem aventurança, o resgate à valorização de histórias de um passado considerado folclórico, explicita a compaixão e em sua magnitude é possível observar o sofrimento pelo amor e seu poder de transformação.
De forma envolvente, em clima de romance, mistério policial e fantasia, Helena Gomes e Rosana Rios oferecem através de Sangue de Lobo ao leitor uma obra rica, onde é possível contemplar as potencialidades humanas, onde instintos podem ou não ser solapados por grilhões pessoais, morais e sociais, e onde é possível imaginar todos os seus desdobramentos. E mais, deixa o estímulo de como o leitor pode evocar essas potencialidades para sua vida, para que cada um possa ser livre. Auuuuu!"

Helena Gomes disse...

"Devo admitir que do terceiro capítulo em diante eu não consegui parar, literalmente, fui parar de ler só quando eu li o último ponto final. É empolgante, misterioso, delicioso ler o livro"

Minha querida autora Adrianna Alberti escreveu uma resenha para o SdL. Veja o texto completo em:
http://tykkita.blogspot.com/2010/09/sangue-de-lobo-rosana-rios-e-helena.html

Helena Gomes disse...

Victor, do Blog das Resenhas, escreveu:

"Antes mesmo de abrir Sangue de Lobo você já se sente atraído pela história. Um vez aberto, é difícil de se fechar. Como um bom suspense, a história conta com um bom número de personagens, separando-se em blocos, tanto do presente, quanto do passado. Até a metade do livro, gostava mais da história passada no século XX, mas, depois, o presente ganha um ritmo tão frenético e misterioso quanto o mesmo."

Muito obrigada, meu caro!

Para ler a resenha completa:
http://mestredasresenhas.wordpress.com/2010/09/20/sangue-de-lobo

Helena Gomes disse...

"Para quem gosta de romance policial dos bons e para quem curte mais ainda uma estória sobre lobisomem com sua lua cheia de dar arrepios, SANGUE DE LOBO É O LIVRO!!!"

Confira a resenha da minha querida Edi em:
http://www.ediverdade.com.br/2010/09/sangue-de
-lobo-rosana-rios-e-helena.html

Helena Gomes disse...

"Este é um livro que considero um dos melhores da última década. (...) A linguagem é bonita, o livro é bem escrito, bem pesquisado, os fatos, inclusive a parte da fantasia urbana (da licantropia, no caso), tudo isso se junta em uma obra única que resgata a visão do lobisomem através dos séculos, mesclada com mistérios sobrenaturais e elementos dignos dos melhores livros de romance noir, seja Edgar Allan Poe, Conan Doyle, ou Agatha Christie, enfim, reúne os melhores elementos de diversas das melhores obras já lançadas na criação de uma história única, cativante em que você se envolve com os personagens, torce a favor de uns, contra outros, enquanto vai ligando os pontos e conectando os mistérios… ou não."

Confira esta resenha emocionante que a Ana fez para o ICult Generation:
http://icultgen.wordpress.com/2010/10/12/
resenha-do-livro-sangue-de-lobo

Helena Gomes disse...

Andréia, do blog Sentimento nos Livros, também resenhou SdL:

"UAU!!! Simplesmente adorei esse livro. Se eu respondesse ao meme literário que rola pela blogosfera sobre a paixão literária do momento, com certeza minha paixão seria Hector Wolfstein. Amei Hector tanto que relutei até em começar a ler outro livro. Sério. Queria ficar com ele 'para sempre'. Por favor, Helena e Rosana, eu preciso dele novamente."

Confira o texto completo em:
http://sentimentonoslivros.blogspot.com/2010/10/
sangue-de-lobo-helena-gomes-e-rosana.html

Gabrielli Gomes disse...

OI HELENA!
Meu nome é Gabrielli Gomes, tenho 15 anos e moro no estado do Rio de Janeiro - Magé.
Antes de mais nada, vou confessar a maior paixão que eu tenho nessa vida: LIVROS! Peguei o seu livro na Biblioteca da minha escola (CIEP 441 - Mané Garrincha), a capa me atraiu muito!
E tenho que admitir, Sangue de Lobo foi um dos melhores que já li em toda a minha vida! Me apaixonei por Hector logo de cara, ele é o tipo de cara que toda garota sonha, educado, culto, bonito, forte e muito amoroso. Até fiquei com ciume quando ele conheceu a Ana Cristina, já imaginava que iriam acabar juntos! Não imaginava o desfecho da história, o final foi realmente surpreendente! Eu adoraria ter mais detalhes sobre o seu trabalho e ficaria muito feliz em saber se você virá na próxima Bienal do Livro que vai ter, adoraria poder trocar umas palavras, uma conversa de escritora para mais nova fã. Pelo que li sobre você no final do livro, "Gosto cheiro de livro novo. Da capa. Do tipo de papel, da letra. De virar as páginas e descobrir seus segredos. Os livros sempre exerceram em mim um fascínio imenso. E simplesmente porque contam histórias." Eu sou como você, e me identifiquei com Hector, do mesmo modo a Lua o aprisionava, assim é comigo, mas comigo não é a Lua e sim os livros, quando começo não paro mais. Li o seu livro em 3 dias e ainda achei demorei demais. Bom, sem querer me gabar, mas eu escrevo, mini textos, na qual meus amigos dizem serem ótimo, falo de amor, tortura, abandono, coisas de adolescente apaixonada não correspondida, sabe? Bom, Helena, eu adoraria te conhecer, trocar e-mais e tudo mais. E deixo a minha pergunta: Qual foi a sua base para o livro, o fundamento? E aqui termino o meu comentário. Forte abraço, que Deus te abençoe e ilumine sempre, para que você escreva livros ainda melhores que Sangue de Lobo, Beijos!
[ e-mail: gabrielli.gomes@yahoo.com.br ]

leohergna disse...

oi helena !
meu nome é leohergna,amei o seu livro
parbéns pelo sucesso e gostaria de sber o nome do livro que continua a história Sangue de Lobo?
bjs.....

lukas vieira disse...

oi Helena, tambem descobrir seu livro na biblioteca da escola, desde entao pesso ele ao rapaz de la.. Enfim preciso urgentemente de noticias sobre a continuacao!

Moni gomes disse...

oi Helena Gomes sou sua fã eu gostaria muito de saber se o livro sangue de lobo vai ter continuação?
eu me apaixonei perdidamente por esse livro eu já li umas 13 vezes eu acho já perdi a conta.
espero que tenha continuação por que o livro e muito bom alias de mais!!
e-mail:moniquegomessantos@hotmail.com

Anônimo disse...

Eii Helena Gomes adorei o livro Sangue de Lobo é realmente um dos melhores que já li;a história é emocionante e nos prende cada vez mais a ele,meus parabéns por produzir algo tão incrível assim!!......também sonho em ser escritora,talvez um dia com sorte tenha metade do seu talento :)

Anônimo disse...

Oi helena, também conheci o seu livro na biblioteca da escola, eu gostaria muito de saber se Sangue de Lobo tem uma continuação se sim qual e o nome desta continuação.Por favor me responda.

Anônimo disse...

Oi helena amei o seu livro, conheci ele na biblioteca da escola também, gostaria muito se tivesse continuação.

Chrislayne Nathiele disse...

foi o melhor livro que li, se eu até pudesse achar pra baixar :(

janaina almeida de aquino disse...

Helena...
Como ser um "ser humano" com tantas idéias?
Como atingir o ápice da história nos deixando apreensivos em todas as páginas que se seguem?
Dom? Talvez...
Mas no dia que terminei de ler SANGUE DE LOBO, eu senti orgulho de vocês serem brasileiras.
Na verdade, fui só procurar os autores quando estava na metade do livro. Porque estava tão bom, que me impressionei e queria saber quem tinha sido a pessoa atrás dessa obra prima.
A tensão, a ação, o romance, o medo pelo desconhecido...
Sem palavras rsr
Eu li pela primeira vez na biblioteca da minha escola. Quando fazia o ensino médio ainda, era simplesmente apaixonada por esse livro. E como vez ou outra eles davam livros já gastos eu ficava na torcida de que um dia o sangue de lobo seria entregue em minhas mãos.
Bem, não custa sonhar certo?
Não ganhei. E nunca mais encontrei ele.
Tentei procurar a versão digital e nada, e ainda não tenho dinheiro para comprar. Mas está garantido um espaço na minha futura "estante gigante" o livro que tanto levei nas mãos em dias de chuva, de calor e sempre acompanhada de um boa xícara de café.

janaina almeida de aquino disse...

Helena...
Como ser um "ser humano" com tantas idéias?
Como atingir o ápice da história nos deixando apreensivos em todas as páginas que se seguem?
Dom? Talvez...
Mas no dia que terminei de ler SANGUE DE LOBO, eu senti orgulho de vocês serem brasileiras.
Na verdade, fui só procurar os autores quando estava na metade do livro. Porque estava tão bom, que me impressionei e queria saber quem tinha sido a pessoa atrás dessa obra prima.
A tensão, a ação, o romance, o medo pelo desconhecido...
Sem palavras rsr
Eu li pela primeira vez na biblioteca da minha escola. Quando fazia o ensino médio ainda, era simplesmente apaixonada por esse livro. E como vez ou outra eles davam livros já gastos eu ficava na torcida de que um dia o sangue de lobo seria entregue em minhas mãos.
Bem, não custa sonhar certo?
Não ganhei. E nunca mais encontrei ele.
Tentei procurar a versão digital e nada, e ainda não tenho dinheiro para comprar. Mas está garantido um espaço na minha futura "estante gigante" o livro que tanto levei nas mãos em dias de chuva, de calor e sempre acompanhada de um boa xícara de café.

Helena Gomes disse...

Meus caros, muito obrigada!!!

Grande abraço

chris disse...

Queria poder ter a oportunidade de ler de novo esse livro tão maravilhoso que eu li pela primeira vez em 2012 e nunca mais esqueci melhor livro da minha vida espero que um dia possa encontrar ele de novo e ter ele pra mim ja que quando li foi na biblioteca da escola e logo depois que terminei quando fui pegar para ler de novo ja nao tava mais la e para o meu azar nao foi mais devolvido. parabens pelo livro.