sexta-feira, 20 de agosto de 2010

9. Assassinato na Biblioteca (Rocco, 2008)

Esta obra foi selecionada para o PNBE 2009. Na sexta edição da Machado de Assis Magazine, foi um dos livros que representou a literatura juvenil brasileira no 35o. Salão do Livro de Paris, em 2015. Na história, a bibliotecária da escola é assassinada justamente na manhã em que o adolescente Igor se esconde na biblioteca para fugir da aula. Para descobrir o assassino, o garoto se envolve numa trama de mistério, perigo, suspense, reviravoltas e novos assassinatos que podem estar ligados a um crime ocorrido 37 anos antes, durante um período obscuro da história brasileira: a ditadura militar.
Confira o book trailer.

21 comentários:

Helena Gomes disse...

"Quem gosta de muita aventura, suspense, um pano de fundo perfeito para conduzir uma boa história, irá adorar Assassinato na Biblioteca da escritora Helena Gomes. Adorei do início ao fim!!! Devorei mesmo!"

No blog Ediverdade, confira a resenha completa que a Edi fez sobre o livro:
http://www.ediverdade.com.br/2010/06/assassinato-na-biblioteca.html

Anônimo disse...

É a primeira vez que leio um livro tão bom e empolgante como esse, ele tem um poujco de tudo que gosto, ação, romance e principalmente misterio... te parabenizo pelo livro, pois ele é muito bom do começo ao fim, um dos melhores livros que já li.

Helena Gomes disse...

E-mails que recebi sobre o livro:

"Eu sou jailson tenho 14 anos e moro em Juarez Távora, PB.
Eu sempre gostei de livros, desde meus 7 anos. E nesse ano de 2009, resolvi bisbilhotar a biblioteca da minha escola e encontrei esse incrivel livro que o classifiquei como o melhor livro que eu já havia lido: o 'Assassinato na Biblioteca'. É sério, eu o comecei a le-lo as 17h e fui até as 23h lendo, E na manhã do dia seguinte eu ja havia terminado de ler.
Parabéns por ser uma escritora que tem qualidade no que faz.
Há, já ia esquecendo! Eu tenho um grande sonho de ser escritor e ja comecei a escrever um livro a paixão de um adolescente e quando eu terminar lhe avisarei.
Um grande Beijo!
28/12/2009"

"amo os livros que vc escreve me surpreendi ao ver que vc não fez um filme do livro assassinato na biblioteca daria um otimo filme...
amo seus livros não pare de escreve-los...
bj
Thamires
23/3/2010"

"Sou educadora e leitora assídua de todo tipo de livro. acabei de ler assassinato na biblioteca e achei fantástico, parabéns principalmente por se passar na minha cidade. Denise
1/4/2010"

"Olá.Eu sou a Luma,uma das suas maiores fãs deste o ano passado.Ja li quase todos os seus livros e o meu favorito e assassinato na biblioteca achei super legal,peguei na biblioteca da minha escola e simplesmente apaixone!
Acho incrivel o jeito que você trabalha com as palavras,e diferente dos outros escritores,tem uma harmonia e um cuidado incrivel.Parabens!
Não tenho certeza se você vai ler este comentario ,mais tomara que sim!
Um Abraço Helena continue assim!
Luma de Almeida Luna
17/6/2010"

"Você não vai ler,
e por um ermo vicissitudinário abrir esta mensagem correrá os olhos rapidamente com desdém costumeiro dos habituados a elogios inenarráveis ;
todavia algures em Sampa se encontra uma lítero-alma que CONSEGUIU
fazer um livro divertido, que transmitiu uma nova perspectiva de livros a uma geração de jovens
Que quase sempre desistem de Cidade e as Serras pela metade. Parabéns gostei muito.
9/7/2010"

"Olá, começei a ler o seu livro ontem e já estou no 4 capítulo da 1 parte. Estou gostando muito...
essa é praticamente a 1ª vez que começo e ler um livro e sinto vontade te termina-lo.
Jarlana
14/8/2010"

"Olá Helena Gomes é com muito honra que estou te deixando este e-mail, Estou passando para lhe contar um pouquinho de mim,moro no interior do Parana em um bairro chamado Porto Novo que esta localizado dentro do municipio de Adrianópolis-PR e tive a oportunidade de ler seu livro que tivemos graças a um projeto do governo, eu e minha classe inteira tivemos o privilégio de poder ler Assasinato na Biblioteca foi o melhor livro que li até o momento afinal toda a minha classe adorou, aqui no Colégio quem ainda não leu está ansioso para ler pois a fama que o livro tem é ótima. Que bom que eu e meus colegas tivemos está oportunidade. Fico agradecido pela honra de ter encontrado seu site e ainda poder te postar este comentário. Hérick, 15 anos, 1° Ensino Médio.
19/5/2010"

"Oi Helena... Nossa acabei de terminar de ler o seu livro Assassinato na biblioteca, é um livro MARAVILHOSO, me apaixonei por ele, ao terminar de ler acabei chorando, o amor de Igor e Lara me tocou e me emocionou muito... Amei muito o seu livro... Bem que ele poderia ter continuação hein... PARABÉNS!
Jeniffer
12/09/2010"

"Eu li seu livro Assassinato na biblioteca e adorei. Na minha escola (que é a unica forma de ler diversos livros)ache o seu em uma prateleira do fundo é quis ver como era sua história, foi o primeiro livro que li do seu trabalho e gostaria de ler outros.Só queria agradecer por seus feitos e admiro seu trabalho.
Carla
13/09/10"

Tyele disse...

Eu também adorei esse livro.. é o segundo que leio da autora e adorei, gosto muito de livros investigativos... abaixo um trechinho da minha resenha:

"Igor, um garoto de 15 anos, perturbado e meio rebelde com a morte do pai que morreu com câncer. Sua mãe já havia arranjado um substituto, Gustavo o padrasto de Igor. A história se inicia quando a bibliotecária do colégio é assassinada e Igor, querendo investigar, tem seu primeiro contato com Lara que foi assassinada no mesmo local..."

Resenha completa em: http://livromaniaca.blogspot.com/2010/09/assassinato-na-biblioteca-helena-gomes.html

bjo

Paulinha disse...

Esse livro é muito bom! Eu que não gosto muito de ler, mais quando o livro é bom eu vou até o final. Esse é o genero de livro que eu gosto muito e que me chama mais atenção do que os outros gêneros.
PARABÈNS

Helena Gomes disse...

Muito obrigada, Paulinha!

Também gosto muito de ler este gênero. Escrever, então, é mais legal ainda! :-)

bjs!

Anônimo disse...

oi helena!eu queria saber se alguem tem um download pra esse livro?

Anônimo disse...

Ja li esse livro umas4vezes peguei na biblioteca da escola,é o melhor livro que eu ja li em toda a minha vida!INSISTO TODO DIA PARA MINHA MAE COMPRAR PARA MIM MAS ELA NAO COMPRA SE DEPENDESE DE MIM EU TERIA TODOS SEUS LIVROS.
PARABENS VC É A MELHOR DE TODAS AS AUTORAS

Anônimo disse...

esse livro é incrivelmente maravilhoso... eu amei esse livro.. o suspense foi exelente ... esse livro dispertou o meu interese e o gosto de ler livros de suspenses ....na escala de 1 a 10 esse livro é 10

ReMonteiro disse...

Comecei e não consegui parar. Tem uma resenha no blog (recem aberto): http://telaefolha.wordpress.com/2012/05/29/assassinato-na-biblioteca-de-helena-gomes-pela-ed-rocco

Acho que várias resenhas são legais, pois na verdade formam uma coleção de impressões. Sucesso pra você!

Math disse...

A história é realmente muito boa, meu irmão pegou esse livro na biblioteca então eu fui dar uma olhadinha e não consegui parar de ler até chegar no final...

Parabéns... =D

Poliana Veiga de Souza disse...

Esse livro marcou muito a minha vida, foi a primeira vez que eu roubei, como isso aconteceu, o ano estava acabando quando eu comecei a ler ele na escola, eu esta no começo do livro mas já estava apaixonado por ele, eu tive varias escolha eu ate poderia compra esse livro para ver nas ferias mais fiquei pensando era que eu vou encontra ele para vendo, então fiz uma coisa horrível eu o roubei, até hoje não me arrependo, já faz um tempo que ele não aparece aqui em casa, tenho muitas amiga e quando elas vem aqui em casa e me pede um livro legal sempre indico esse.
Meus Parabéns o seu livro e otimo, e quero ler mais obras suas.

jeferson disse...

meu nome é jeferson tenho 12 anos e morro em Barreiras-BA, eu amei esse livro, tem tudo que eu mais gosto de ler junto...eu fiquei pregado nesse livro desde a primeira pagina ate a ultima. muito bom mesmo, eu recomendo para todos.

David Moreno Gomes Junior disse...

Na minha opinião foi um dos melhores livros que li em minha infância. Ele conseguiu prender minha atenção de uma forma surpreendente, gostei muito da história, gostaria de o reler, mas não encontro em bibliotecas, apenas em escolas que não me emprestam. Sim, vale a apenas ler. Meu nome é David, sou de Mafra Santa Catarina, tenho 17 anos, o li em 2009 e recomendo até hoje.

Anônimo disse...

Amei o livro assassinato na biblioteca, eu e minha amiga lemos juntas este livro , e nos divertimos muito tentando descobrir o autor dos assassinatos e imaginando os como seriam os personagens . eu só queria um livro qualquer para ler , quando fui na biblioteca da escola e achei este livro , só com o título me empolguei e em 3 dias e meio terminei de ler. Muito Bom !!! Recomendei a todas as pessoas que eu conheço que gostam de ler.
FOI O MELHOR LIVRO QUE JÁ LI . Espero que em breve seja lançado " Assassinato na Biblioteca 2" e que não mude os personagens principais ( a família de Igor e a de Lara).

Anônimo disse...

Eu simplesmente ameei esse livroo, cada pagina ficava ainda melhor, aquela mistura de misterio com romance me deixou encantada,eu li com uma amiga e nao conseguimos parar mais. Cada personagem e cena nao sai mais de nossas cabeças.Eu tbm espero que seja lançado um segundo livro e sem mudar os personagens principais. Só sei que foi o melhor livro que li, e jamais esquecerei delee.<3

Thayenne Coimbra disse...

oi Helena . eu sou a anonima que postou esse comentário:

Anônimo disse...
Amei o livro assassinato na biblioteca, eu e minha amiga lemos juntas este livro , e nos divertimos muito tentando descobrir o autor dos assassinatos e imaginando os como seriam os personagens ..., só com o título me empolguei e em 3 dias e meio terminei de ler. Muito Bom !!! ...
"23 de novembro de 2013 22:33"
E Reli o livro novamente , eu tenho certeza que se este livro fosse um filme , ele ganharia quase todas as indicações para "Oscar" (isso é se ele não mudasse em nada , igual aos outros filmes de livros),seria ótimo se você nos presenteasse com um novo livro " Assassinato na biblioteca 2"- com os personagens - Gustavo Tierni, Adriana Tierni, Igor Silva Martins, Lara Tierni, Luiz Henrique Tierni e agora também a Talita Tierni. e também seria legal se a Lara e o Igor pudessem se beijar ,pois se ela consegue move-lo (toca-lo) ela poderia beija-lo também, já que ela é o primeiro e único amor de Igor, e Lara com ciúmes de Igor quando ele arruma uma namorada no ano seguinte ao nascimento da irmã Talita, e o Luke consegue vê-la, ou escutá-la(ou os dois), e Adriana descobre mais rivais querendo roubar seu marido galã Gustavo e Luke que ainda é um garanhão charmoso , entra numa roubada ao começar um relacionamento sério com uma jovem que esta envolvida em vários crimes.
essas foram minhas idéias para o segundo livro, espero que você goste, estou ansiosa esperando pelo próximo livro . bjsss

Anônimo disse...

Helena P-A-R-A-B-É-N-S esse livro é fantástico, li ele várias vezes amem mesmo! Parabéns é um suspense incrível!

Anônimo disse...

Helena, meu nome é Ana e eu tenho 14 anos! Eu queria dizer que esse livro provavelmente foi um dos livros que mais me conquistaram, e que eu li e reli ele centena de vezes! Apesar de ter uma quedinha pela literatura estrangeira, sou apaixonada pela literatura nacional, e acho que você um dos motivos por isso! Eu só queria te parabenizar por essa grande obra, e dizer que o livro é incrível, e eu nem sei se você vai chegar a ler esse comentário ou chegar a saber que eu existo, mas se saber isso será tipo "demais" :) Bom, enfim, o livro é maravilhoso e eu super indico para todos os meus amigos ou qualquer pessoa que me pergunta qual livro ler!

Inês disse...

Olá Helena, tudo bem? O meu nome é Inês, e sou professora de Língua Portuguesa. Bem, o que falar do Livro? Ele é ótimo!!! Além dos ingredientes para uma excelente história de mistério, ele nos leva à discussão de um momento histórico. Trabalhando o livro com os meus alunos do 8º e 9º ano, e eles estão adorando! Aguardam ansiosos para cada momento em que eu abro o livro para contar-lhes mais uma aventura de Igor e Lara. Parabéns e obrigada por essa maravilhosa narrativa.
Meu e-mail é: preta30@yahoo.com.br

Helena Gomes disse...

Meus queridos, muito obrigada!!!

Grande abraço