sexta-feira, 20 de agosto de 2010

17. Sangue de Lobo (DCL, 2010) - Finalista do Prêmio Jabuti 2011

Selecionado pelo PNBE 2011 e finalista do prêmio Jabuti 2011, este é o primeiro dos livros escritos pela parceria formada por Helena Gomes e pela premiada escritora Rosana Rios. O antigo original de um livro, contando uma história de mistério e morte, jaz esquecido num pequeno museu em um restaurante em Passa Quatro, no sul de Minas Gerais. Duas jovens, Ana e Cris, em viagem com a família de Ana, encontram-no e leem a história, assombradas, pois o enredo do livro reflete um jogo de que elas participaram com amigos em São Paulo, e se passa exatamente na cidade aonde vão passar as férias. Foi lá que ocorreram crimes em série, no início do século XX. E no mesmo local, cem anos depois, volta a acontecer uma sequência sinistra de mortes – envolvidas a intrigas, crueldade, e oito macabras bonecas de porcelana, que parecem corresponder às vítimas de um insano assassino serial. As histórias do presente e do passado se misturam a partir do lobisomem Hector, um rapaz inglês do passado que luta contra a maldição da Lua Cheia. Mais informações no blog.

16. Tratado Secreto de Magia (Andross, 2010)

Quarenta e nove contos sobre feitiçaria, magia e bruxaria estão nesta antologia organizada por Helena Gomes e que tem a participação especial dos autores Adriano Siqueira e Leandro Reis. São contos que mostram estilos e visões diferentes da magia, por vezes doce e cativante, por outras, cruel e terrível. A magia ainda passa pela sedução e aventura, pelo amor e ódio. Claramente inocente ou culpada. Mas também cheia de nuances, como a própria vida, em que nada se resume somente a heróis e vilões. É como se diz: entre o branco e o negro há variados tons de cinza...

15. Histórias de Vida (2010)

Esta obra nasceu de uma ideia bem simples: trabalhar a criatividade na disciplina Leitura e Interpretação de Textos, ministrada por Helena Gomes e dirigida aos alunos do Primeiro Módulo dos cursos de Cinema e Audiovisual e Publicidade e Propaganda e também aos alunos de Jornalismo, Propaganda e Marketing e Rádio e TV, pendurados em adaptações e dependências, do Centro Universitário Unimonte. Durante todo o primeiro semestre de 2010, foram desenvolvidas várias atividades com o objetivo principal de incentivar o processo criativo. Escrever o livro foi a última etapa. Helena reuniu, no total, 76 textos feitos pelos alunos, entre crônicas e poesias que mostram histórias de vida. Histórias apenas captadas por olhares atentos e que passam despercebidas na correria de nossas rotinas.
Para fazer o download do livro, clique aqui. A senha é livro12

14. Tristão e Isolda (Berlendis, 2010) - Finalista do Prêmio Jabuti 2011 e Selo Altamente Recomendável da FNLIJ

Selecionado para o PNBE 2013 e Apoio ao Saber, do governo do estado de São Paulo, e considerado um dos melhores infanto-juvenis pela FNLIJ, este livro foi finalista do Prêmio FNLIJ 2011, na categoria Tradução/Adaptação Reconto, e também do Prêmio Jabuti 2011, na categoria Juvenil. Traz a adaptação de uma das mais bonitas histórias de amor e aventura de todos os tempos: suas origens se perdem no tempo e remontam às narrativas orais dos povos celtas. Diversos autores a contaram, como Thomas, Béroul, Gottfried de Estrasburgo e Bédier, entre outros. Na versão criteriosa de Helena Gomes, feita a partir dos textos originais, a história ganhou um ritmo ágil, quase cinematográfico, com ação e romance na medida certa. As belas e delicadas ilustrações foram feitas por Renato Alarcão, designer com prêmios no Brasil e no exterior.
Para ver o book trailer do livro, clique aqui.

13. Kimaera – Dois mundos (Jambô, 2009)

Duas histórias interligadas se desenvolvem em mundos diferentes e simbolicamente opostos. No primeiro deles, um mundo de clima árido e quente, está a jovem Ytsar, uma escrava que sonha com a liberdade, apesar de viver em uma rígida sociedade patriarcal. No segundo mundo, um lugar gelado e de características medievais, está Aleph, um rapaz que busca um sentido para sua vida numa sociedade cansada do domínio opressivo dos batalhões. Há uma profecia que atingirá os dois mundos: o retorno de Kimaera, um mundo de luz perdido no princípio dos tempos quando o masculino e o feminino se separaram. Este despertar, porém, terá como consequência a terrível ameaça trazida pela escuridão. Kimaera investe numa trama repleta de elementos de ação, suspense, mistério, humor e romance, numa mistura na medida certa para leitores que gostam de um bom livro de aventura. Além disso, suas entrelinhas trazem um mergulho nas religiões antigas, nos registros do nosso inconsciente coletivo e nos anseios que integram a natureza humana. Todos nós, no fundo, sonhamos com o Paraíso. Sonhamos com quimeras. Sonhamos com Kimaera.

12. Dimensões.BR – Contos de Literatura Fantástica no Brasil (Andross, 2009)

São 56 contos nesta antologia organizada por Helena Gomes e que traz como convidados os escritores Luis Eduardo Matta e Rosana Rios. São histórias de fantasmas, bruxas, vampiros, lobisomens, anjos, demônios, monstros do imaginário coletivo, alienígenas e suas naves, viagens no tempo, mundos paralelos e muito mais. Uma antologia genérica com liberdade total para apresentar os mais diferentes elementos fantásticos, tudo em um cenário livre o suficiente para abrigar os estilos mais variados e os tons mais criativos. Um cenário chamado Brasil.
Helena e Rosana publicam nesta obra o conto Lobos, que mostra uma parte do passado misterioso do lobisomem Hector, o personagem principal do livro Sangue de Lobo (DCL, 2010), escrito pelas duas autoras. Mais informações no blog.

11. O Arqueiro e a Feiticeira (Idea, 2009 / Rocco Digital, 2014)

Relançamento em 2014 pela Rocco, em formato e-book, do volume 1 da série A Caverna de Cristais, numa edição revista, com cenas inéditas, publicada anteriormente em livro pela Idea. Thomas, um jovem bruxo de um distante reino medieval, é o único que pode deter os terríveis nergals, seres que se transformam em anjos com poderes malignos. Mais informações no blog da série.
Confira o book trailer.

10. Código Criatura (Rocco, 2009)

Aguardada continuação de Lobo Alpha, a história traz uma nova ameaça, os caçadores. Após anos de ostracismo, eles voltaram a caçar de verdade e nada poderá impedir sua sede de perseguição, sangue e morte – a aniquilação de todos os clãs de mutantes por meio de um vírus mortal. Wolfang, o lobo branco, está ao lado de Amy para que ela possa cumprir seu destino. Porém, a força da Derkesthai começa a ser dividida de maneira inesperada e decifrar o Código Criatura torna-se uma ação premente para atingir o caminho da salvação neste thriller de tirar o fôlego do início ao fim.

9. Assassinato na Biblioteca (Rocco, 2008)

Esta obra foi selecionada para o PNBE 2009. Na sexta edição da Machado de Assis Magazine, foi um dos livros que representou a literatura juvenil brasileira no 35o. Salão do Livro de Paris, em 2015. Na história, a bibliotecária da escola é assassinada justamente na manhã em que o adolescente Igor se esconde na biblioteca para fugir da aula. Para descobrir o assassino, o garoto se envolve numa trama de mistério, perigo, suspense, reviravoltas e novos assassinatos que podem estar ligados a um crime ocorrido 37 anos antes, durante um período obscuro da história brasileira: a ditadura militar.
Confira o book trailer.

8. Vidas em Pauta (2008)

O livro, organizado por Helena Gomes, reúne as grandes reportagens produzidas pelos alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Unimonte. Os textos são o resultado prático das aulas da disciplina Jornalismo Literário, ministradas pela Helena. Já os alunos do curso de Design Gráfico, também da Unimonte, foram os responsáveis pela capa, sob supervisão do professor Maurício Martins.
Para fazer o download do livro, clique aqui. A senha é livro12

7. Anno Domini – Manuscritos Medievais (Andross, 2008)

Bruxas, dragões, cavaleiros e magia são alguns dos elementos presentes nesta antologia organizada por Helena Gomes e pelo escritor Claudio Brites. A obra reúne contos de 49 autores, entre eles Raphael Draccon, Claudio Villa, Nazarethe Fonseca e Madô Martins. Vendida em tempo recorde, ganhou status de esgotada na editora. Helena participa ainda com dois contos.

6. Nanquim – Memórias de um cachorro da Pet Terapia (Paulinas, 2008, e-book Paulinas, 2016)

Este é o primeiro livro infantil da Helena Gomes. Nanquim é um enorme cachorro negro, muito egoísta, que se acha o centro do universo. Tudo vai muito bem até que, um dia, o fofo conhece a Maia, uma menina que sofre de câncer. Nosso herói descobre, então, que o mundo branco, aquele onde ele mora, não é exatamente o que parece ser... E que ele é o único que pode fazer a diferença quando a tristeza nos impede de enxergar a esperança.
As ilustrações caprichadas são da Semíramis Paterno.

5. O Despertar do Dragão (Idea, 2008 / Rocco Digital, 2014)

Relançado em 2014 pela Rocco, no formato e-book, o volume 3 da série A Caverna de Cristais foi publicado anteriormente em livro pela Idea.
Na trama, dois novos inimigos se unem a um temido nergal nesta aventura que explora o perigoso passado do cavaleiro Vince De Angelis. Em sua luta para consolidar as bases de um novo mundo, o arqueiro Thomas descobre um universo onde a magia poderá ser sua única arma. Mais informações no blog da série.
Confira o book trailer.

4. A Aliança dos Povos (Idea, 2007 / Rocco Digital, 2014)

Relançado em 2014 pela Rocco, no formato e-book, o volume 2 da série A Caverna de Cristais foi publicado anteriormente em livro pela Idea.
Na trama, Thomas, Erin e Vince partem de seu mundo medieval com um único objetivo: encontrar aliados na luta desesperada contra os nergals. Além da fenda espacial, entre o tecnológico povo de Gaia e estranhos alienígenas, os três jovens enfrentam novos perigos, traições e até a própria morte. Mudu-za, líder dos nergals, espera apenas o momento certo para atacar. Mais informações no blog da série.
Confira o book trailer.

3. Lobo Alpha (Rocco, 2006)

Na história, Wolfang é um rapaz que tem o poder de se transformar em lobo e nada pode fazer contra a sua sina. Apesar de ser o mais fraco e insignificante de seu clã, acaba salvando a vida de Amy, uma jovem que, sem saber, carrega um segredo capaz de definir o futuro das criaturas — seres com poderes de mutação, que vivem anonimamente pelo mundo. Juntos, eles descobrem traições, enfrentam inimigos poderosos e vivem um romance de grandes aventuras ao redor do mundo. Com uma narrativa densa e envolvente, Lobo Alpha tem linguagem cinematográfica e mistura textos, reportagens e HQs, trazendo várias referências ao universo nerd.
Para ler o primeiro capítulo, clique aqui. A senha é lobo12

2. O Arqueiro e a Feiticeira (Devir, 2003)

Edição hoje esgotada do volume 1 da saga A Caverna de Cristais. Relançada em 2014 no formato e-book pela Rocco, é primeira história de ficção escrita por Helena Gomes, além de ser considerada a primeira saga de literatura fantástica publicada no país por uma autora brasileira.
Tudo começa em um remoto mundo de brumas azuis, quando a guerra entre dois povos termina com a vitória dos cruéis nergals. Desesperada, Loxian, a rainha dos eloras, ordena a seus três melhores guerreiros o impossível: evitar que os inimigos, liderados por Mudu-za, deixem seu rastro de destruição e morte em civilizações inocentes. A missão, entretanto, fracassa. Milênios depois, em um reino medieval perdido em um planeta chamado Terra, uma jovem Sacerdotisa chega em busca do Herdeiro, o único capaz de deter o terror nergal que agora ameaça a raça humana. Mais informações no blog da série.

1. Memórias da Hotelaria Santista (1997)

Escrito em parceria com a jornalista e escritora Viviane Pereira e o pesquisador Laire José Giraud, este livro de não-ficção resgata a história da hotelaria na cidade de Santos, litoral de São Paulo. A pesquisa oferece suporte às imagens de antigos e raros cartões-postais.